14
Abr
Plásticas e seus cuidados
O pós-operatório é uma das etapas mais importantes da cirurgia plástica. É quando a paciente finalmente assume o controle mais ativo do processo e se torna responsável por boa parte do resultado final. Para tornar a sua recuperação ainda mais fácil, relembramos alguns dos principais tópicos do bom pós-operatório:
1. Respeite o período de repouso indicado. Após a alta médica, você terá toda a vida pela frente para aproveitar o novo visual! Lembre-se: a pressa é inimiga da perfeição.
2. Algumas cirurgias exigem o uso de malhas compressivas ou sutiãs cirúrgicos. O uso dos mesmos é imprescindível, pois contribuem para o funcionamento dos sistemas circulatório, sanguíneo e linfático, favorecendo o restabelecimento dos tecidos traumatizados. Também auxiliam na formação de cicatrizes mais finas e uniformes e evitando possíveis queloides.
3. É possível que o médico receite analgésico e anti-inflamatório para minimizar o desconforto da paciente. Quando este for o caso, obedeça a dosagem prescrita pelo profissional e os horários de ingestão recomendados. Jamais se automedique!
4. Caso observe qualquer sintoma estranho ou que não tenha sido descrito como provável pelo seu cirurgião plástico, comunique-o imediatamente. Não esconda dados importantes, como a ingestão de medicamentos alternativos, bebidas alcoólicas ou outras substâncias.
5. Compareça a todas as consultas médicas agendadas e às sessões de drenagem linfática, elas são essenciais para uma recuperação rápida e completa.