Blog / Atigos

Cuidados pré-operatórios

Mar

Cuidados pré-operatórios

O sucesso de uma cirurgia plástica não se faz apenas durante a operação. Há muitos cuidados que podem ajudar a aumentar as chances de êxito do procedimento e evitar complicações posteriores. Saiba tudo sobre os cuidados necessários antes de uma cirurgia. Apesar de básicos, eles valem para quase toda cirurgia plástica.

No pré-operatório é importante evitarmos fatores que aumentem risco da cirurgia:

Boa alimentação

É fundamental o paciente estar bem nutrido, pois a anemia e a falta de vitaminas e oligoelementos, como vitaminas A, B, C, zinco, cobre, ferro, vitamina K podem atrapalhar a cicatrização e até facilitar sangramentos.

Comer carne, verduras verde escuras ajudam como fonte de ferro. Porém, uma alimentação balanceada e rica em vegetais é o ideal para uma boa nutrição. Isso só adianta se realizado meses antes.

Parar de fumar 30 dias antes

O cigarro atrapalha em quase tudo. A nicotina é vasoconstritora e piora a circulação. Ao irritar o pulmão, as mais de 4 mil toxinas prejudicam a oxigenação do sangue. Somadas, má oxigenação e circulação aumentam sobremaneira o risco de necrose (morte de tecido por falta de oxigênio) e pioram a cicatrização. Outro fator agravante é o aumento do risco de trombose e embolia pulmonar.

Não usar anticoagulantes

Medicamentos derivados do acido acetil salicílico, como aspirina e todos os contraindicados em casos de suspeita de dengue, prejudicam a coagulação, o que aumentam o risco de hematomas. Outros medicamentos a base de vasodilatadores, como ginco biloba, também devem ser evitados por aumentarem o sangramento.

Parar o uso e anticoncepcionais hormonais

Em cirurgias com anestesia peridural, ráqui ou geral. O anticoncepcional hormonal (pílula, injeção, adesivo) aumenta o risco de trombose, que é a coagulação do sangue dentro das veias e embolia pulmonar, quando o coagulo vai para o pulmão.

Hidratar bem a pele

A pele precisa ser muito bem hidratada duas vezes por dia, principalmente na área a ser operada, para ficar mais elástica e minimizar risco e estrias (vale principalmente para próteses).

Últimos Artigos Publicados

Ago

Mitos e verdades sobre cirurgia plástica

Conheça os mitos e as verdades sobre cirurgias plásticas.

Abr

Inauguração da Clínica de Feira de Santana

No dia 07 de Abril de 2016, o Cirurgião Plástico Dr. Julio Monteiro inaugurou no prédio Icone Tower em Feira de Santana.

Ver todos os Artigos
+

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Aenean commodo ligula eget dolor. Aenean massa. igula eget dolor. Aenean massa. igula eget dolor. Aenean massa.